quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Condão - Resenha

Sinopse: Edwardo é um jovem programador virtual do Instituto Tecnológico do Rio de Janeiro e tem uma vida totalmente organizada e estabilizada na sociedade ultratecnológica. Suas poucas preocupações se resumem ao trabalho, ao relacionamento apaixonado com a namorada Sílvia, biogeneticista, e à amizade antiga e franca com Jânio, professor de História Moderna e especialista na Teoria do Condão. No entanto, sua vida dará uma enorme guinada quando, involuntariamente, presencia o assassinato de 2 jovens por drones responsáveis pela segurança pública. Não era para estar lá. Em uma fuga alucinada, onde sua vida mantém-se permanentemente em risco, Ed arrasta Jan e Sílvia em uma busca incessante pela explicação dos assassinatos através de diversas regiões do Brasil. O trio descobre que esta verdade envolve vários fatos obscuros que levaram a sociedade ao atual nível de desenvolvimento, uma revelação estarrecedora.



Apenas ao acompanhar um noticiário na TV percebemos que nossa sociedade está começando a ficar cada vez mais envolvida com a política, deixando de ser assunto apenas dos mais velhos e sim, também, dos mais jovens. Protestos, paralisações e greves estão ocorrendo cada vez com mais frequência, Por quê? Creio que a sociedade atual não esta deixando-se cegar-se em relação a situação de nosso país. Reclamar pelos erros do congresso deixou de ser um tabu e sim um direito, uma obrigação. E como urram os protestantes: "Chega de corrupção".

Corrupção. Como acabar com ela? E como seria viver sem ela? São questões como essas que são abordadas no livro Condão, de autoria do Giordano Mochel. 

O livro é ambientado em um Brasil futurístico, onde todos os erros como a corrupção, analfabetismo e a fome são resolvidos. O país é controlado por um software de justiça, o Condão. O programa foi criado por Jeremias, um jovem prodígio que deseja a justiça a cima de tudo, e foi com essa ambição que ele criou o Condão, o programa foi adotado pelo país e com isso foi responsável  por acabar com qualquer tipo de corrupção, colocando todos políticos corruptos na cadeia.  

Jeremias atingiu o status de lider e disseminou tudo de errado no país. Criou escolas, novas tecnologias de transporte, enfim, transformou o Brasil inteiramente, pra melhor. Essa era de paz e progresso passou a ser conhecida como "Era do Ouro"


Em meio meio a uma sociedade dividida entre humanos e maquinas descobrimos que nem tudo que era dito e ensinado na mídia é realmente verdade, afinal a mídia era apenas mais uma forma de o governo manipular as ingênuas pessoas que pensavam viver em "liberdade".  Mas então, no que devemos acreditar?

Edwardo, um grande programador, teve o azar de presenciar uma estranha cena: Os drones de segurança assassinando dois jovens. Algo que contraria diretamente as leis do Condão. Confuso, Ed só pensa em uma coisa, se esconder. 

E então Ed, junto de seu amigo Jan, e de sua namorada Silvia, eles saem em uma arriscada aventura por diversos lugares do Brasil para desvendar o significado do misterioso Protocolo 23, o qual permite matar inocentes. 

Ao longo de todo o livro nos é apresentado diversas revelações sobre o Brasil. Não há muito o que falar se não estraga toda a surpresa, só posso dizer que a história é incrível. A escrita super detalhada é apenas um ponto a favor, pois assim não deixa nenhum ponto solto na história. Em alguns pontos pode ocorrer de interromper alguma cena de ação, mas nada que seja ruim, afinal, ação aqui é o que não falta. 

A história é bem estruturada, com muitas revelações, sem contar que é totalmente imprevisível, afinal não há limites tecnológicos para a potência Brasileira retratada na história. Por isso aos interessados recomendo usar os links abaixo: